O Arquiteto é o profissional que projeta e organiza todo o espaço de uma edificação de acordo com a sua função, estética, normas aplicáveis, acessibilidade, uso e conforto necessários. Além de desenvolver uma obra desde o seu início, ele também é responsável por coordenar e gerenciar totalmente uma construção ou uma reforma, dependendo da especialidade de cada profissional.
O setor de atuação do Arquiteto abrange também algumas áreas específicas como o paisagismo, urbanismo, planejamento urbano, decoração, projeto de interiores, layout e design.
Um Arquiteto precisa ter como dom a criatividade e agregar o conhecimento técnico com a experiencia, principalmente porque é ele quem trata diretamente com o cliente final, coletando todos os dados relevantes sobre o projeto, buscando compreender seus desejos, necessidades, capacidade de investimento, estilo e perfil.
É o profissional responsável por determinar quais materiais serão utilizados na obra e definir como o imóvel será projetado, assim como a disposição dos móveis, equipamentos, meios de acesso, climatização e iluminação.
Arquitetos são responsáveis pela elaboração do projeto arquitetônico no qual será feita a distribuição dos espaços internos da edificação, do seu entorno e da fachada. Ou ainda para o gerenciamento da obra completa, administração da mão de obra, compras e fiscalização.
O Engenheiro Civil é responsável por projetar, gerenciar e executar obras, construções e reformas das mais diferentes obras na construção civil tais como imóveis, viadutos, estradas, aeroportos entre outros. Basicamente Engenheiros fazem os dimensionamentos, projetos complementares e definem as soluções técnicas para a implantação do projeto arquitetônico.
Projetos complementares são os que completam o projeto arquitetônico como o projeto elétrico, infraestrutura, supraestrutura, iluminação, sinalização, combate a incêndio, SPDA, sonorização, circulação, irrigação, comunicação, lógica, tratamento de efluentes, climatização, redes de gases, alarmes, impermeabilizações e acústica além de outros mais específicos.
O Engenheiro é o profissional que acompanha de perto todas as etapas de uma obra, desde a análise técnica do terreno, de responsabilidade do Engenheiro Civil, até as redes de instalação elétrica cujo projeto elétrico é feito pelo Engenheiro Eletricista e hidráulica cujo projeto hidrossanitário é feito pelo Engenheiro Mecânico.
Dentre as áreas de atuação do Engenheiro em uma obra também se destacam os estudos de impacto ambiental, o projeto de prevenção e combate a incêndios, projeto luminotécnico, de sinalética, sonorização e circulação (vertical e horizontal).
Além disso, durante a execução de uma obra ele gerencia o escopo, a comunicação, os riscos, as aquisições, os prazos, os custos, a segurança e a qualidade dos serviços contratados.
O Engenheiro Civil é responsável por projetar e assegurar a estabilidade estrutural das edificações e sua segurança, calculando efeitos de mudanças de temperatura, vento e resistência dos materiais.
Engenheiros também são responsáveis por dimensionar e projetar as vigas e colunas da estrutura e alvenarias da supraestrutura, calcular a distribuição das cargas e as instalações hidrossanitárias e elétricas.
Arquitetos e Engenheiros participam diretamente do planejamento da obra, mas os Engenheiros atuam intensivamente na execução da obra em si, principalmente na parte relacionada à fundação, estruturas e as instalações relacionadas aos projetos complementares.
Ambos os profissionais têm atuação em obras com edificações e instalações totalmente novas, na ampliação de instalações existentes, nas reformas de instalações e em restaurações e revitalizações de edificações e equipamentos urbanos.
Cada um destes profissionais tem habilidades e competências próprias e bem direcionadas para as suas áreas de atuação, trabalhando de forma complementar e em conjunto na maioria de projetos e obras de construção civil.