A inspeção predial é uma avaliação técnica não destrutiva realizada por uma equipe multidisciplinar composta por engenheiros e arquitetos habilitados que tem por objetivo verificar as condições de uso, segurança, conservação e manutenção de edificações existentes.
A equipe técnica da PROCONGER a define como a inspeção do estado de avaliação da edificação e de suas partes visando orientar as atividades de manutenção, prevenir acidentes e corrigir erros de obras e empreiteiras. Tem o objetivo de descrever tecnicamente o estado de conservação e os problemas existentes, suas possíveis causas e soluções.
Ela pode ser realizada em toda a edificação ou em uma determinada área ou ambiente específico quando há a necessidade pontual de verificação do estado de conservação e das condições de uso e ocupação. Em alguns casos é utilizada para se avaliar a condição do aceite da entrega de uma edificação nova pela construtora responsável por executar a obra.
Este tipo tão importante de inspeção técnica é recomendada para muitos tipos de empreendimentos, tais como:
– Indústria
– Comércio
– Centros de distribuição
– Escolas
– Shopping Centers
– Hospitais
– Condomínios verticais e horizontais
– Aeroportos
– Portos
– Edifícios públicos em geral: prefeituras, fóruns, estações de trem e ônibus, entre outros
Usualmente, após a inspeção e análise técnica detalhada por parte da equipe multidisciplinar, deve ser emitido um relatório técnico ou laudo de inspeção, contendo ou não fotografias, atestando o estado e as condições da edificação bem como identificando as patologias, anomalias e problemas podendo ou não, de acordo com o contrato, fazer recomendações de medidas corretivas e preventivas para a continuidade de uso da edificação e de sua vida útil.
Em diversos municípios brasileiros a inspeção predial já é obrigatória e o principal documento a ser emitido é o Certificado de Inspeção Predial (CIP). O objetivo das prefeituras ao implantarem a inspeção predial obrigatória e periódica é evitar interdições, incêndios, acidentes, desmoronamentos e outros tipos de desastres.
Embora ainda não haja uma norma específica sobre inspeção predial a ABNT e o IBAPE possuem normas e boletins técnicos que norteiam a boa condução e as boas práticas de uma inspeção predial completa e eficaz.
Recomenda-se geralmente a seguinte periodicidade de inspeção em função do tempo de existência da edificação:
– Edificações com 20 anos: inspeção a cada 5 anos
– Edificações com 21 a 30 anos: inspeção a cada 3 anos
– Edificações com 31 a 50 anos: inspeção a cada 2 anos
– Edificações com mais de 50 anos: inspeção a cada ano
A correta realização da inspeção predial periodicamente permite que a administração da edificação tome providências para corrigir problemas detectados e também realize ações de natureza preventiva visando a melhor condição de conservação e uso do bem e a prevenção de acidentes, danos pessoais e materiais. Isto resulta em um menor risco de acidentes, uma menor deterioração e depreciação do imóvel, bem como em uma desvalorização menor perante o mercado.
Através da inspeção predial é possível detectar problemas tais como:
– Corrosão de estruturas e componentes metálicos
– Infiltrações e problemas de impermeabilização
– Vazamentos em redes hidráulicas e desperdício de água potável ou outros fluídos
– Patologias em estruturas de concreto
– Fissuras, trincas e rachaduras em paredes, pisos e tetos
– Superaquecimento de redes de distribuição de eletricidade
– Deficiências e problemas no sistema de proteção e combate a incêndio
– Deficiências e problemas no sistema de aterramento e de proteção contra descargas atmosféricas
– Problemas em equipamentos e sistemas
– Riscos de acidentes ou até colapsos
Além da avaliação do estado de conservação é possível também aferir áreas, medir níveis de iluminamento, identificar os tipos de sistemas construtivos e avaliar o estado dos equipamentos e máquinas instalados na edificação (elevadores, compressores, geradores, ar condicionado, aquecedores, entre outros).
E para ratificar a importância da necessidade de realização de uma inspeção predial periódica em todas as edificações segue a figura abaixo a qual mostra que estudos da UFRJ de 2015 no Brasil apontam que dentre as principais causas de avarias e problemas em edificações 11% são resultantes da falta de manutenção e do desgaste provocado pelo seu uso e ocupação.
A PROCONGER tem profissionais habilitados para a realização completa de inspeção predial em qualquer tipo de empreendimento no território brasileiro e adota metodologias baseadas nas normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e nas boas práticas recomendadas pelo renomado Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia (Ibape).
Além de inspecionar e identificar os elementos e sistemas construtivos da edificação a equipe multidisciplinar da PROCONGER também avalia o grau de risco e atribui uma nota de acordo com critérios adotados pelas principais universidades europeias de Engenharia.
A PROCONGER possui o conhecimento técnico, a expertise e os profissionais habilitados para realizar a mais completa e eficaz inspeção predial. Consulte-nos sobre este serviço técnico.