Um projeto é um esforço temporário empreendido para alcançar um objetivo específico, sendo executado por pessoas com limitações de recursos bem definidas. Precisam ser planejados, executados e controlados dentro de um prazo específico e por uma equipe dedicada. Não se trata de uma atividade rotineira e por isso necessita um acompanhamento dedicado juntamente com itens de controle.
No princípio da gestão de projetos e obras, o sucesso era medido apenas em termos técnicos, ou seja, o resultado era avaliado como adequado ou inadequado. Contudo, à medida que as empresas começaram a entender cada vez mais os processos do gerenciamento, a definição de sucesso se alterou para englobar o cumprimento dos prazos e os custos estimados.
Além disso, a qualidade desejada do resultado passou a ser definida pelo cliente e não mais pelo fornecedor. No entanto, nem mesmo essa definição mais abrangente pode ser considerada completa.
Atualmente, a definição mais adequada é aquela que enuncia que um projeto ou uma obra pode ser considerado como um sucesso se foi realizado dentro do prazo, orçamento e nível de qualidade desejado e atendeu às expectativas do cliente e principais interessados (stakeholders), incluindo a equipe do projeto, órgãos reguladores e ambientais.
Problemas ocorrem quando os projetos não são gerenciados adequadamente ou até mesmo quando não são tratados como projetos e ficam sem um gerenciamento.
O gerenciamento de um projeto ou obra nada mais é do que a aplicação de conhecimentos, habilidades, expertise, ferramentas e boas práticas no controle do andamento e da evolução do projeto para atender os seus requisitos e atingir seus objetivos.
O PM Survey é uma pesquisa feita pelo PMI visando o aprimoramento das boas práticas e ferramentas para gerenciar projetos e também obras. Numa de suas edições brasileiras foi apresentado um gráfico com os principais problemas encontrados em projetos e obras realizados no Brasil tanto na iniciativa privada quanto na esfera pública.
Dentre os problemas encontrados o de maior ocorrência é a falha de comunicação, que pode ser tanto por erros na forma de se comunicar que ocorrem entre o emissor e receptor ou até mesmo pela falta de um instrumento ou ferramenta institucional para a realização da comunicação entre a equipe e os demais participantes do projeto.
Dois problemas clássicos também ocorrem, a ultrapassagem do prazo limite para encerramento do projeto e/ou entrega da obra e o gasto orçamentário superior ao planejado. Estes são os problemas que os Clientes ou stakeholders mais sentem, pois além de afetarem o seu fluxo de caixa e reserva financeira acabam causando o atraso no início do uso da edificação para a operação.
A falta de planejamento de escopo e as estimativas incorretas são problemas que acabam por prejudicarem o projeto e a obra durante toda a sua execução, exigindo da equipe a aplicação de contingências e correções no próprio local de implantação o que prejudica o prazo, o orçamento e a qualidade da execução. Impactos de igual proporção podem ser causados pela indefinição de responsabilidades e de prioridades nas atividades de cada etapa do projeto e da obra.
Com relação aos problemas diretamente conectados ao gerenciamento do projeto e da obra nota-se que a falta de gerenciamento, falta de método de gestão, falta de ferramenta de gestão e a falta de conhecimento técnico juntos ocorrem em 75,4% dos projetos realizados o que demonstra quão importante para uma organização ou cliente é identificar as necessidades de controle do projeto e da obra, além de contratar uma empresa especializada em planejamento e gerenciamento que reúna todos os requisitos necessários para gerenciar o projeto e a obra proporcionando o atingimento de seus objetivos dentro das condições de contorno e limitações de recursos aplicáveis.
A PROCONGER tem profissionais com grande experiencia em Planejamento e Gerenciamento de Projetos e de Obras e adota metodologias baseadas em EPC (Engineering, Procurement and Methodology Construction) e nas boas práticas recomendadas pelo renomado instituto PMI (Project Management Institute). Tratando o projeto como um sistema EPC a PROCONGER engloba num só serviço o planejamento do projeto, a elaboração e gestão da concorrência de fornecedores e de suprimentos e o planejamento da obra de construção do empreendimento.